Conheça os benefícios da batata!

As batatas são um vegetal de raiz versátil e um alimento básico em muitos lares.

Elas são um tubérculo subterrâneo que cresce nas raízes da planta Solanum tuberosum.

As batatas são relativamente baratas, fáceis de cultivar e embaladas com uma variedade de nutrientes.

Aqui estão 7 benefícios das batatas para a de saúde e nutrição.

Embalado com nutrientes

As batatas são uma excelente fonte de muitas vitaminas e minerais.

Uma batata cozida média (6,1 onças ou 173 gramas), incluindo a pele, fornece (2):

Calorias: 161
Gordura: 0,2 gramas
Proteína: 4,3 gramas
Carboidratos: 36,6 gramas
Fibra: 3,8 gramas
Vitamina C: 28% do IDR
Vitamina B6: 27% do IDR
Potássio: 26% do IDR
Manganês: 19% do IDR
Magnésio: 12% do IDR
Fósforo: 12% do IDR
Niacina: 12% do IDR
Folato: 12% do IDR
O conteúdo nutricional das batatas pode variar dependendo da variedade e como elas são preparadas. Por exemplo, fritar batatas acrescenta mais calorias e gordura do que assá-las.

Também é importante notar que a pele das batatas contém uma grande quantidade de vitaminas e minerais. Descascar batatas pode reduzir significativamente seu conteúdo nutricional.

Contém Antioxidantes

As batatas são ricas em compostos como flavonóides, carotenóides e ácidos fenólicos.

Estes compostos atuam como antioxidantes no organismo, neutralizando moléculas potencialmente nocivas conhecidas como radicais livres. Quando os radicais livres se acumulam, eles podem aumentar o risco de doenças crônicas como doenças cardíacas, diabetes e câncer.

Por exemplo, um estudo em tubo de ensaio descobriu que os antioxidantes presentes nas batatas podem suprimir o crescimento de células de câncer de fígado e cólon.

Estudos também descobriram que batatas coloridas como batatas roxas podem ter três a quatro vezes mais antioxidantes do que batatas brancas. Isso os torna potencialmente mais eficazes em neutralizar os radicais livres.

No entanto, a maior parte desta evidência é de estudos em tubo de ensaio. Mais pesquisas baseadas em humanos são necessárias antes de fazer quaisquer recomendações de saúde.

Pode melhorar o controle do açúcar no sangue

As batatas contêm um tipo especial de amido conhecido como amido resistente.

Este amido não é decomposto e totalmente absorvido pelo organismo. Em vez disso, atinge o intestino grosso, onde se torna uma fonte de nutrientes para as bactérias benéficas em seu intestino.

A pesquisa ligou o amido resistente a muitos benefícios para a saúde, incluindo a redução da resistência à insulina, que, por sua vez, melhora o controle do açúcar no sangue.

Em um estudo com animais, camundongos alimentados com amido resistente mostraram reduzida resistência à insulina. Isso significa que seus corpos eram mais eficientes em remover o excesso de açúcar do sangue.

Um estudo de pessoas com diabetes tipo 2 constatou que consumir uma refeição com amido resistente ajudou a remover melhor o excesso de açúcar no sangue após uma refeição.

Em outro estudo, dez pessoas receberam 30 gramas de amido resistente por dia durante um período de quatro semanas. Os cientistas descobriram que o amido resistente reduziu a resistência à insulina em 33%.

Curiosamente, você também pode aumentar o teor de amido resistente das batatas. Para fazer isso, armazene batatas cozidas na geladeira durante a noite e consuma-as frias.

Pode melhorar a saúde digestiva

O amido resistente em batatas também pode melhorar a saúde digestiva.

Quando o amido resistente atinge o intestino grosso, ele se torna alimento para bactérias benéficas do intestino. Essas bactérias digerem e transformam em ácidos graxos de cadeia curta.

O amido resistente de batatas é principalmente convertido no butirato de ácido graxo de cadeia curta – a fonte de alimento preferida para bactérias intestinais.

Estudos mostraram que o butirato pode reduzir a inflamação no cólon, fortalecer as defesas do cólon e reduzir o risco de câncer colorretal.

Além disso, o butirato pode auxiliar pacientes com distúrbios intestinais inflamatórios, como a doença de Crohn, a colite ulcerativa e a diverticulite.

Dito isso, a maior parte das evidências em torno do butirato é proveniente de estudos em tubo de ensaio ou em animais. Mais pesquisas baseadas em humanos são necessárias antes de fazer recomendações.

Naturalmente não contém glúten

A dieta sem glúten é uma das dietas mais populares em todo o mundo. Trata-se de eliminar o glúten, que é uma família de proteínas encontradas em grãos como espelta, trigo, cevada e centeio.

A maioria das pessoas não apresenta sintomas adversos ao consumir glúten.

No entanto, pessoas com doença celíaca ou sensibilidade ao glúten não-celíaca podem sentir desconforto grave ao consumir alimentos que contenham glúten. Os sintomas incluem dor de estômago aguda, diarreia, constipação, inchaço e erupções cutâneas, só para citar alguns.

Se você seguir uma dieta sem glúten, deve considerar adicionar batatas à sua dieta. Eles são naturalmente isentos de glúten, o que significa que não provocam sintomas desconfortáveis.

Enquanto as batatas são sem glúten, muitas receitas comuns de batata não são. Alguns pratos de batata que contêm glúten incluem molho, receitas gratinadas e pão de batata.

Se você tem a doença celíaca ou uma sensibilidade ao glúten não-celíaca, não deixe de ler a lista completa de ingredientes antes de comer um prato de batata.

Saciedade

Além de ser nutritivo, as batatas também são incrivelmente preenchidas.

Em um estudo, 11 pessoas foram alimentadas com 38 alimentos comuns e pediram para avaliar os alimentos com base em como eles estavam se enchendo. As batatas receberam a maior classificação de plenitude de todas.

De fato, as batatas foram classificadas como sendo sete vezes mais recheadas do que as de croissants, que foram classificadas como o item alimentício com menos enchimento.

Os alimentos que estão sendo preenchidos podem ajudá-lo a regular ou perder peso, pois reduzem as dores da fome.

Algumas evidências mostram que a proteína da batata, conhecida como inibidor da proteinase da batata 2, pode reduzir o apetite. Esta proteína parece aumentar a liberação de colecistocinina, um hormônio que promove sentimentos de plenitude.

Extremamente Versátil

As batatas não são apenas saudáveis, mas também são deliciosas e versáteis.

As batatas podem ser preparadas de várias maneiras, incluindo cozidos, assados ​​e cozidos no vapor. No entanto, fritar batatas pode aumentar drasticamente seu conteúdo de calorias se você usar muito óleo.

Em vez disso, tente cortar as batatas e, em seguida, assar no forno com um leve fio de azeite extra-virgem e um pouco de alecrim.

Certifique-se de não remover a pele das batatas, pois a maioria dos nutrientes está localizada lá. Isso garantirá que você receba a quantidade máxima de nutrientes da batata.

Conclusão

As batatas são ricas em vitaminas, minerais e antioxidantes, o que as torna muito saudáveis.

Estudos associaram as batatas e seus nutrientes a uma variedade impressionante de benefícios à saúde, incluindo melhor controle do açúcar no sangue, redução do risco de doenças cardíacas e maior imunidade. Eles também podem melhorar a saúde digestiva e combater os sinais de envelhecimento.

Batatas também são bastante recheio, o que significa que eles podem ajudá-lo a perder peso, reduzindo as dores de fome e desejos.

Tudo somado, as batatas são um ótimo complemento para a sua dieta com moderação. Eles também são naturalmente sem glúten, o que significa que eles podem ser apreciados por quase todos.