Os benefícios da cenoura para sua saúde

Os benefícios das cenouras para a saúde incluem: redução do colesterol, menor risco de ataques cardíacos, prevenção de certos tipos de câncer, melhora da visão e redução dos sinais de envelhecimento prematuro.

Além disso, as cenouras têm a capacidade de melhorar a pele, estimular o sistema imunológico, melhorar a digestão, proteger a saúde cardiovascular, desintoxicar o corpo e melhorar a saúde bucal de várias maneiras.

Eles também fornecem um influxo bem-arredondado de vitaminas e minerais.

O que são cenouras?

As cenouras são uma das hortaliças mais utilizadas e apreciadas no mundo, em parte porque crescem com relativa facilidade e são muito versáteis em vários pratos e culinárias culturais. Eles são cientificamente classificados como Daucus carota e categorizados como vegetais de raiz.

Cenouras vêm em cores diferentes, como laranja, roxo, branco, amarelo e vermelho. A raiz principal da cenoura é a parte do vegetal mais comumente consumida, embora os vegetais ainda sejam benéficos em saladas e outras formas.

O tipo de cenoura mais comumente consumido em todo o mundo é a variedade domesticada das espécies selvagens mencionadas acima e é nativa da Europa e do sudoeste da Ásia.

A maioria das cenouras é cultivada na China, mas elas são exportadas em todo o mundo para serem incluídas em saladas e sopas, além de um vegetal autônomo para lanches, acompanhamentos e ingredientes essenciais em muitas receitas.

Cenouras em estado selvagem têm um elemento central amadeirado que não é muito palatável, então o cultivo finalmente selecionou essa característica e ficamos com a forma de cenouras com as quais estamos familiarizados hoje.

Tanto os adultos como as crianças gostam deles por causa de sua textura crocante e sabor adocicado, então este é um dos vegetais valiosos para os pais, já que as crianças parecem gostar de comê-las, o que é uma rara exceção!

Os benefícios para a saúde das cenouras e seu delicioso sabor fazem deles um importante legume em cozinhas culturais em todo o mundo. Então, primeiro vamos entender o que exatamente é sobre as cenouras que as tornam tão benéficas!

Fatos sobre a Nutrição da Cenoura

A maioria dos benefícios das cenouras pode ser atribuída ao seu conteúdo de beta-caroteno e fibra. Estas raízes são também uma boa fonte de antioxidantes.

Além disso, são ricos em vitamina A, C, K e B8, além de ácido pantotênico, ácido fólico, potássio, ferro, cobre e manganês.

Benefícios para a saúde de cenouras

Os Benefícios da cenoura para a saúde:

Prevenir Doenças Cardíacas

Em um estudo destinado a revelar o valor terapêutico das cenouras, pesquisadores do Wolfson Gastrointestinal Laboratory, em Edimburgo, Escócia, revelaram que o nível de colesterol cai em média 11% se sete onças de cenoura crua por dia são consumidas por três semanas.

O colesterol alto é um dos principais fatores que causam doenças cardíacas. Uma vez que o consumo regular de cenouras reduz os níveis de colesterol, é uma boa ideia consumir uma dose saudável de cenouras, a fim de evitar problemas relacionados ao coração.

Um grupo de cientistas suecos descobriu que essas raízes podem reduzir as chances de ter um ataque cardíaco. Um estudo realizado no Instituto Mario Negri para Pesquisa Farmacológica na Itália descobriu que aqueles que comiam mais cenouras tinham um risco de 1/3 de ataque cardíaco, em comparação com aqueles que comiam menos cenouras.

Pressão arterial

São ricas fontes de potássio, que é um vasodilatador e pode relaxar a tensão em seus vasos sanguíneos e artérias, aumentando assim o fluxo sanguíneo e a circulação, aumentando a função dos órgãos em todo o corpo e reduzindo o estresse no sistema cardiovascular.

A hipertensão arterial está diretamente ligada à aterosclerose, acidentes vasculares cerebrais e ataques cardíacos, por isso este é outro aspecto saudável das cenouras! A cumarina encontrada neles também tem sido associada à redução da hipertensão e à proteção da saúde do coração!

Aumentar a imunidade

As cenouras contêm um número de habilidades anti-sépticas e antibacterianas que as tornam ideais para estimular o sistema imunológico.

Não só isso, eles são uma rica fonte de vitamina C, que estimula a atividade dos glóbulos brancos e é um dos elementos mais importantes no sistema imunológico humano.

Ajuda na digestão

As cenouras, como a maioria das verduras, têm quantidades significativas de fibra dietética em suas raízes, e a fibra é um dos elementos mais importantes para manter uma boa saúde digestiva.

A fibra adiciona volume às fezes, o que ajuda a passar suavemente pelo trato digestivo e estimula o movimento peristáltico e a secreção de suco gástrico. No total, isso reduz a gravidade de condições como a constipação e protege o cólon e o estômago de várias doenças graves, incluindo o câncer colorretal.

Fibra também aumenta a saúde do coração, ajudando a eliminar o excesso de colesterol LDL das paredes das artérias e vasos sanguíneos.

Prevenir o câncer

O consumo de beta-caroteno tem sido associado a um risco reduzido de vários tipos de câncer, especialmente câncer de pulmão.

Pesquisadores britânicos descobriram que o aumento do consumo de beta-caroteno de 1,7 para 2,7 miligramas por dia reduziu o risco de câncer de pulmão em mais de 40%. Uma cenoura média contém cerca de três miligramas de beta-caroteno.

Em um estudo separado, os pesquisadores descobriram que comer cenouras ricas em fibras reduziu o risco de câncer de cólon em até 24%.

Outro estudo mostra que as mulheres que comiam cenouras cruas eram cinco a oito vezes menos propensas a desenvolver câncer de mama do que aquelas que não o faziam.

Reduza a Degeneração Macular

Esta é uma doença comum dos olhos dos idosos que prejudica a função da mácula.

Pesquisas descobriram que pessoas que ingeriram a maior quantidade de beta-caroteno tiveram um risco 40% menor de degeneração macular em comparação com aquelas que consumiram menos.

O beta-caroteno também pode se dividir por meio de uma reação enzimática para formar pró-vitamina A, que é frequentemente associada à capacidade antioxidante em relação à visão. Portanto, as cenouras são um impulsionador da visão global.

Melhorar a visão

Deficiência de vitamina A pode causar alguma dificuldade em ver com pouca luz.

Como as cenouras são ricas em vitamina A, elas são boas para melhorar a visão e evitar que condições como a cegueira noturna se desenvolvam à medida que envelhecemos.

Melhorar a saúde bucal

Os compostos orgânicos presentes nas cenouras são bons antioxidantes minerais e também estimulam as gengivas e induzem o excesso de saliva.

A saliva é uma substância alcalina e combate as bactérias e corpos estranhos que podem resultar em cavidades, halitose e outros riscos à saúde bucal.

Reduza o risco de derrame

Comer uma cenoura todos os dias reduz o risco de derrame em 68%. Muitos estudos reforçaram a crença no “efeito de cenoura” no cérebro.

Estudos realizados em pacientes com AVC revelaram que aqueles com os níveis mais altos de beta-caroteno tiveram a maior taxa de sobrevivência.

Controla a Diabetes

As cenouras são boas para a regulação do açúcar no sangue devido à presença de carotenóides nas mesmas. Os carotenóides afetam inversamente a resistência à insulina e, portanto, reduzem o açúcar no sangue, ajudando os diabéticos a viver uma vida normal e saudável.

Eles também regulam a quantidade de insulina e glicose que está sendo usada e metabolizada pelo organismo, proporcionando uma flutuação saudável nos diabéticos.

Eles têm qualidades anti-sépticas e podem, portanto, ser usados como laxantes, vermicidas e como remédio para problemas do fígado. O óleo de cenoura é bom para a pele seca porque torna a pele mais macia, suave e firme. Além disso, o suco de cenoura melhora o estômago e a saúde gastrointestinal.

Assim, as cenouras, consumidas como frutas cruas, suco ou em forma cozida, são sempre uma boa opção para sua saúde!